PSTU Santa Catarina terá chapa própria para as Eleições 2022

No dia 24/7/22 aconteceu a convenção estadual do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado – PSTU. Na reunião, que ocorreu de forma virtual com a presença de militantes e filiados, foram aprovadas as pré-candidaturas estaduais para Governador e Vice, Senador e Deputados Federal e Estadual, formando uma chapa própria sem coligação com outros partidos. 
Para concorrer ao cargo de senador por Santa Catarina, foi escolhido Gilmar Santos Salgado, um dos fundadores do PSTU no Brasil e aqui no estado. Gilmar é natural de Maravilha/SC, mas mora em Florianópolis atualmente. É formado em Gestão Ambiental, trabalhou na CASAN por 38 anos, onde destacou- se nas lutas da categoria como um importante e corajoso líder sindical no SINTAEMA-SC, sempre defendendo os interesses da classe trabalhadora, é contra as privatizações das empresas e dos serviços públicos. 
“Estaremos juntos com o movimento sindical para evitar as privatizações no estado e no país e reverter as que já foram feitas”, destacou Gilmar Salgado, pré-candidato ao senado pelo PSTU Santa Catarina. Como suplentes de senador foram aprovados os nomes de Marina Soares e Tarcisio Eberhardt. Marina é mulher, mãe, servidora técnica na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e militante do PSTU, sendo muito atuante no movimento sindical. Tarcísio é militante histórico do PSTU desde antes da sua fundação. 
A chapa aprovada pelos filiados do partido para concorrer ao governo de Santa Catarina é formada por Alex Borges Alano, para governador, e Gabriela Santetti, para vice-governadora. Graduado em Filosofia e professor em escola pública a mais de 14 anos, Alex Alano é um ativista sindical e político sempre muito atuante na luta pela categoria dos professores e pela classe trabalhadora, participando das greves e manifestações contra todos os ataques aos direitos trabalhistas, ambientais, sociais ou das minorias. Alex é casado e pai de dois filhos e sente na pele as dificuldades que o capitalismo impõe às famílias de classe popular. 
“É uma honra e um desafio colocar meu nome a disposição do PSTU. Nos apresentamos como alternativa para construir um Polo Socialista e Revolucionário que será o fim da exploração”, agradeceu Alex Alano, pré-candidato a governador de Santa Catarina pelo PSTU. Gabriela Santetti é mãe, professora e mestre em Educação, já foi candidata pelo PSTU a deputada federal e a prefeitura de Florianópolis por duas vezes. Fruto das lutas do movimento estudantil, constrói o Movimento Mulheres em Luta. Gabriela representa uma candidatura presente nas lutas da cidade, nas greves gerais e nas greves da educação. 
O nome aprovado pela convenção para concorrer ao cargo de deputado federal por Santa Catarina, foi o de Vinicius Sodre, que é estudante da UFSC e militante do Rebeldia (Juventude da Revolução Socialista). Vinicius irá encabeçar uma candidatura coletiva de estudantes de Santa Catarina organizados no Rebeldia. 
Por fim, a convenção estadual do PSTU aprovou o nome de Carlos Bruno, que é professor em Florianópolis, para concorrer ao cargo de deputado estadual na Assembleia Legislativa catarinense. A chapa para deputado estadual também será uma candidatura coletiva de professores revolucionários, contando com professores de todo o estado. 
O PSTU é um partido socialista e revolucionário. Socialista porque defende a necessidade de superar o sistema capitalista e construir um Brasil e um mundo socialista. Revolucionário porque acredita que não é possível fazer essa mudança através de acordos com a burguesia ou através das instituições deste sistema, deste Estado, desta democracia dos ricos e muito menos de uma ditadura militar. 
O PSTU acredita que só uma revolução socialista, apoiada na mobilização e na organização dos trabalhadores e trabalhadoras pode dar fim a este sistema de exploração e opressão e abrir caminho para a construção do socialismo. 
Nesse ano o partido conta com Vera Lúcia, concorrendo a presidência, e com a indígena maranhense Kunã Yporã, conhecida também como Raquel Tremembé, como candidata a vice-presidente, compondo a chapa Socialista e Revolucionária. 
O programa Socialista e Revolucionário da campanha de Vera Lúcia e Raquel Tremembé pode ser encontrado em www.vera.pstu.org.br

📢 Conheça e divulgue o PSTU e os nossos pré-candidatos:

www.facebook.com/profalexalano

www.facebook.com/santetti16

www.facebook.com/GilmarSalgadoPSTU

 

www.vera.pstu.org.br

www.facaparte.pstu.org.br

 

 

Apoie as nossa pré-candidaturas!

Acesse nossa página de financiamento coletivo pelo link: https://pstusantacatarina.financie.de/

 
 
Fique ligado! Em breve disponibilizaremos o programa do PSTU para o estado de Santa Catarina! 
 
 


 

Comentários

Postagens mais visitadas