Marcha de 24 de abril em Brasilia contou com movimentos sociais de SC

Movimentos sociais e sindicais de todo o Brasil se reuniram nesta quarta-feira (24) em Brasília para defender direitos trabalhistas e protestar contra a política econômica do governo que privilegia os ricos e poderosos. Mais de 25 mil pessoas participaram do protesto. 6 ônibus de Santa Catarina, partindo da capital e cidades do interior, levaram cerca de 300 trabalhadores e estudantes que compuseram a delegação catarinense.

A marcha saiu da frente do Estádio Nacional (Mané Garrincha), seguiu pela Esplanada dos Ministérios e terminou diante do Congresso Nacional.

Faixas e cartazes coloriram a manifestação. Algumas levavam frases contrárias às mudanças nas relações trabalhistas através do Acordo Coletivo Especial que permite a retirada de direitos dos trabalhadores garantidos na legislação.
Entre as reivindicações dos participantes também estava o fim do fator previdenciário e a anulação da reforma da previdência de 2003. A marcha ainda denunciou a situação da educação no país e a privatização dos hospitais públicos e exigiu 10% do PIB já para a educação pública e piso nacional do magistério na carreira.

Ao final da manifestação, a entidade estudantil ANEL organizou um beijaço com direito a casamento gay simbólico, exigindo a saída do deputado federal Marco Feliciano (PSC) da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara.

No mesmo dia da Marcha a Brasília aconteceram paralisações do magistério em vários Estados (paralisação 23, 24 e 25) que reuniram milhares de trabalhadores por todo o Brasil na luta pela educação pública de qualidade e pela valorização do professor.


A marcha foi construída em Santa Catarina por várias entidades sindicais: SINTE's regionais de Florianópolis, São José, Joinville, Criciúma, Itajaí e Laguna, por Sindprevs, Sintrajusc, Sintufsc, Sindpd, ANEL e CSP-Conlutas.


Veja também:
Fotos da Marcha
Atividades paralelas a marcha mobilizam esplanada dos ministérios
24A reune movimento estudantil e sindical no congresso nacional
Marcha vitoriosa em Brasília em defesa dos direitos e faz chamado à luta e à unidade

Trailer de documentário sobre a marcha que está sendo produzido por um estudante de jornalismo da UFSC:


Comentários

Postagens mais visitadas