FORA CORRUPTOS DA CÂMARA DE VEREADORES! CADEIA E CONFISCO DOS BENS!

PSTU Florianópolis – 12/08/2015

Na tarde deste dia 13 de agosto, às 16h, vai à votação na Câmara de Vereadores a cassação do mandato do vereador Marcos Aurélio Espíndola, o Badeko, do PSD. César Faria, do PSD, acusado de liderar um esquema de corrupção, teve liminar da justiça que o livrou da votação da cassação no dia de hoje. Todos estão envolvidos no escândalo Ave de Rapina, nome da operação policial que publicizou os escândalos de corrupção.


Relembrando o caso


Em 12 de novembro do ano passado vinha à tona a operação Ave de Rapina que chegou a prender 15 pessoas envolvidas em escândalo de corrupção na Prefeitura e na Câmara de Vereadores de Florianópolis. Já em janeiro todos estavam soltos. Entre os presos estava o presidente da Câmara de Vereadores, César Faria, acusado de liderar o esquema de corrupção. Outro detido foi o vereador Badeko. Ambos do mesmo partido do Prefeito Cesar Souza Jr. e do Governador do Estado, Raimundo Colombo. Especula-se que as cifras totais do assalto aos chegam a R$ 30 milhões (trinta milhões de reais).

É importante lembrar que em 17 de Setembro de 2014, em plena campanha eleitoral, Júlio Pereira Machado, que naquele momento era diretor geral de operações do IPUF, foi preso na Cidade de Vera Cruz, Rio Grande do Sul, com aproximadamente R$ 100 mil reais em dinheiro vivo, em crime ligado às investigações da Operação Ave de Rapina. Junto dele estava Jean Carlo Viana, então comandante da Guarda Municipal de Forianópolis, e outro guarda municipal, motorista de Júlio.

O dinheiro, segundo declarações feitas pelo próprio Júlio à polícia no momento da prisão, seria uma doação de campanha para a coligação do PSD ao governo do Estado. Em troca, a empresa de radares teria uma aumento no valor do contrato que mantém com a Prefeitura de Florianópolis.

O inquérito da polícia federal foi finalizado no último dia 29 de julho, apontando 49 envolvidos, sendo 14 deles vereadores*. Isso representa mais da metade dos vereadores eleitos na cidade. Uma Câmara dessa está toda sob suspeita e não merece qualquer confiança de que vá levar as investigações até o fim e muito menos que vá punir exemplarmente todos os corruptos e corruptores. Apesar da obviedade, César Souza Jr e Raimundo Colombo foram poupados de serem investigados e não são formalmente acusados. César Faria chegou a pedir que César Souza Jr e Colombo testemunhassem a favor dele, o que eles negaram, e fizeram isso, com certeza, com medo da exposição negativa.

Este escândalo, inclusive, veio a se somar a muitos outros que vieram à tona recentemente, a exemplo do denunciado na Petrobras, que privilegiou o PT de Dilma e o PMDB de Eduardo Cunha e Michel Temer, além de outros partidos; ao escândalo das propinas dos trens de São Paulo, que privilegiou o PSDB de Aécio e Alckmin; ou ao que revelou a Operação Zelotes, onde grandes grupos econômicos, inclusive o Grupo RBS, são acusados de corromperem funcionários públicos para não pagarem impostos devidos.


O PSTU defende a mais ampla investigação e a punição de todos os corruptos e corruptores

O que toda essa corrupção demonstra, por um lado, é a hipocrisia de governantes, parlamentares e grandes grupos econômicos que falam de ética na política, mas vivem envolvidos em escândalos de corrupção. Por outro lado, demonstra como temos uma democracia de fachada, a serviço dos ricos e dos poderosos, onde a corrupção é generalizada e onde pode subsistir de forma permanente uma inconfensável relação de interesses entre os grandes partidos e os grandes empresários. Para impedir a punição da roubalheira trabalham conjuntamente os governos também envolvidos,  instituições como a Câmara de Vereadores e o poder judiciário, além da grande mídia. Por isso, os mesmos que roubam os cofres públicos, são aqueles que agora, em meio à acentuação da crise econômica, atacam direitos e os empregos dos trabalhadores para poderem aumentar os lucros de grandes empresas e bancos. Somente a mobilização dos trabalhadores e da juventude pode garantir a punição de corruptos e corruptores.

  • Fora corruptos da Câmara de Vereadores!
  • Cadeia e confisco dos bens de todos os corruptos e corruptores!
  • Nenhuma confiança na Câmara de Vereadores e na Justiça Burguesa!
  • Por uma investigação ampla e irrestrita controlada pelos movimentos sociais e pelos sindicatos dos trabalhadores!
  • César Souza Jr e Colombo também têm que ser investigados e punidos exemplarmente!

-----------------------------------

* Os 14 vereadores indiciados ao final do inquérito são Erádio Gonçalves (PSD), Tiago Silva (PDT), Coronel Paixão (PDT), Marcelo da Intendência (PDT), Deglaber Goulart (PMDB), Célio João (PMDB), Dinho da Rosa (PMDB), Ed Pereira (PSB), Roberto Katumi (PSB), Alderico Furlan (PSC), Dalmo Meneses (PP), César Faria (PSD), Badeko (PSD) e Ricardo Camargo (sem partido).
______________________

Leia também:

Comentários

Postagens mais visitadas