PRIMEIRAS LIÇÕES DA GRÉCIA: o fracasso da experiência com o Syriza

O PSTU CONVIDA para o debate “PRIMEIRAS LIÇÕES DA GRÉCIA: o fracasso da experiência com o Syriza”. Com a explosão da crise econômica capitalista em 2008 somada a um ascenso  revolucionário de importantes lutas ao redor do mundo, intesificou-se no interior da esquerda brasileira e mundial o debate estratégico de qual a alternativa frente ao fim da ilusão de um capitalismo sem crises. O velho debate existente na esquerda mundial entre reforma ou revolução tomou corpo diante de experiências como a do Syriza, na Grécia, do Podemos, na Espanha, ou do PT, no Brasil.

A Grécia viveu de forma dramática essa crise. Depois de muitos planos brutais de austeridade e de mais de duas dezenas de greves gerais sobe ao poder Alexis Tsipras e o Syriza, sustentando grandes expectativas de mudanças profundas. Com menos de um ano de poder o quadro atual é de uma profunda submissão aos planos da Troika, mesmo após o plebiscito popular que disse um sonoro NÃO e que foi convocado pelo próprio Tsipras e seu governo. Agora no domingo, dia 20 de setembro, teremos novas eleições no país.

Os rumos da Grécia, o debate sobre suas experiências e as primeiras lições estratégicas que podemos tirar tem um significado profundo para a esquerda no Brasil e no mundo. Participe! No próximo dia 21 de setembro, segunda-feira, às 18h, na sala 509 do Centro de Ciências Biológicas da UFSC (sala ao lado Centro Acadêmico de Biologia).

Na mesa para abrir o debate teremos Gabriela Santetti, estudante de pós-graduação em Educação na UFSC, e Victor Wolfgang, estudante de graduação em História pela UFSC. Militantes do PSTU e da Liga Internacional dos Trabalhadores – Quarta Internacional.

_______________

Leia também:

Comentários

Postagens mais visitadas