Repúdio aos ataques racistas à Bia Vargas

Nós do PSTU viemos manifestar nosso repúdio aos ataques racistas contra a candidatura de Bia Vargas, candidata a vice-governadora pela Frente Democrática (PT/PC do B/PV/PSB/SOLIDARIEDADE) em Santa Catarina.
O racismo é uma ideologia nefasta que o capitalismo utiliza para oprimir negros e negras. A população negra sofre com a discriminação, rebaixamento de salários, violência policial, encarceramento da juventude, ausência de políticas públicas, entre tantos outros. As mulheres negras da classe trabalhadora sofrem ainda mais, pois além do racismo sofrem com a opressão machista. As mulheres negras são a maioria das vítimas da violência, do desemprego e da pobreza, da violência obstétrica, das mortes maternas, sendo que o salário médio da mulher negra equivale a 40% do salário de um homem branco.
O Governo Bolsonaro - e, portanto, todos os que com ele compactuam, como Moisés, Gean Loureiro, Amin ou Jorginho Mello - é responsável por difundir ideologias racistas, machistas e misóginas, todo o tipo de preconceitos que já deveriam ter sido enterrados pela história.
O racismo é uma ideologia a serviço da opressão e da exploração, e por isso não existe racismo reverso, do oprimido contra o opressor.
Para uma mulher negra disputar as eleições é preciso muito mais garra, luta e esforço que homens e mulheres brancas em geral. Para nós do PSTU ter numa candidatura à Presidente da República Vera Lúcia, uma mulher negra, nordestina, socialista, operária, e como vice Raquel Tremembé, uma mulher nordestina, indígena, revolucionária, é motivo de muito orgulho!
Alertamos as mulheres e todos os setores explorados e oprimidos que não existe capitalismo sem machismo, sem racismo, sem LGBTfobia, sem preconceitos, sem opressão. Por isso o PSTU reafirma sua estratégia de uma revolução socialista, que ponha fim ao capitalismo e a todas as formas de opressão e exploração. Não é se aliando com setores da direita que mudaremos o capitalismo “por dentro”, como propõe a própria Frente Democrática. Isso é uma ilusão, que desarma os trabalhadores, homens e mulheres, indígenas, negros ou brancos, de qualquer orientação sexual, em sua luta que deve ser dirigida contra o sistema que realimenta dia após dia a exploração, opressão e preconceitos – o capitalismo.

Chega de racismo! Chega de machismo! Chega de capitalismo!

 


 

Comentários

Postagens mais visitadas