Por Que o PSTU Não Fará Qualquer Compromisso com o Movimento "Floripa Te Quero Bem"?

No dia de hoje (15/08) acontecerá um evento promovido pelo Movimento “Floripa de Te Quero Bem” para que os candidatos à Prefeitura de Florianópolis assinem uma carta compromisso com este movimento e, consequentemente, com as entidades a ele vinculadas. Construímos nosso partido baseado nas lutas dos trabalhadores e da juventude e pela construção do socialismo. Acreditamos ser antagônico com esta trajetória assinar qualquer compromisso com o denominado movimento, composto por entidades patronais, como a ACIF, Unimed, CDL, RBS, entre outras. Floripa Te Quero Bem? Mas pra quem? Nós, queremos para a classe trabalhadora, e isto é antagônico com os interesses dos ricos e poderosos da cidade. Confira a carta que o PSTU enviou justificando porque não assina o compromisso solicitado.



Carta do PSTU ao Movimento Floripa Te Quero Bem

Recebemos o convite e a carta do movimento Floripa Te Quero Bem para que se estabelecesse um compromisso entre nossa candidatura para a prefeitura de Florianópolis e as entidades representadas por este movimento, a fim de elaborar um plano de metas pra uma possível administração da cidade.

Nós do PSTU, entendemos a necessidade de elaborar um conjunto de propostas que não sejam apenas promessas de campanha que não se cumprirão, e agradecemos o convite do movimento Floripa Te Quero Bem. No entanto, após discutirmos o caráter e o conteúdo do material enviado com o conjunto de nosso partido decidimos recusar sua assinatura.

Isto porque nosso partido constrói suas candidaturas comprometidas com a luta dos movimentos sociais. Neste momento, enfrentamos uma dura batalha contra as privatizações na saúde como o Hospital Florianópolis e o Hospital Universitário, em conjunto  os trabalhadores do serviço público e as comunidades afetadas. Como poderíamos agora assumir um compromisso com a Unimed, que faz parte do Floripa Te Quero Bem, e trata-se de um plano de saúde privado que se beneficia diretamente com estas privatizações?

Ao mesmo tempo queremos acabar com o déficit habitacional e para isso é necessário combater de verdade a especulação imobiliária. Como então assinaríamos um compromisso com as empresas da construção civil e as associações patronais que lucram com a desgraça do povo?

Hoje existem 28 greves do funcionalismo público ocorrendo no país, assim como temos de forma recorrente greves dos professores da rede estadual e municipal. O PSTU está em todas estas mobilizações ao lado dos trabalhadores em luta. Estas greves apontam o caminho para a qualidade da saúde, educação e segurança, serviços considerados prioritários no relatório “Desafios de Florianópolis”, mas estes movimentos não foram ouvidos em sua construção. Além disso, todas as lutas reivindicatórias, como as que defendem os serviços públicos ou contra os aumentos de tarifa de ônibus, se vêem deslegitimados por grandes veículos de comunicação como a RBS, uma das principais articuladoras do Movimento Floripa Te Quero Bem.

O PSTU terá sim um plano de metas, porém, este será elaborado em conjunto com a população. Teremos conselhos populares abertos e deliberativos com a participação de associações de bairro, sindicatos de trabalhadores, entidades estudantis, movimentos populares e todos aqueles que são historicamente excluídos das decisões políticas, onde os trabalhadores decidirão como deverá ser aplicado todo o orçamento da cidade. É nestes conselhos deliberativos, que irá se apoiar um futuro governo com a participação do PSTU.

Não faremos nenhum acordo que possa beneficiar os ricos e poderosos da cidade. A recusa da assinatura desta carta compromisso de modo algum representa uma negação de nossa parte em assumir compromissos claros em nossa campanha. O PSTU sempre se comprometeu e continuará se comprometendo com as demandas mais sentidas pelos trabalhadores e o povo pobre. Defendemos uma “Florianópolis para os Trabalhadores” e é por isto que lutamos.


Gilmar Salgado – Candidato à Prefeitura de Florianópolis pelo PSTU
Diogo Leal – Candidato à Vice-Prefeitura de Florianópolis pelo PSTU
PSTU FLORIANÓPOLIS

Comentários

  1. Por isso que sou do PSTU, não existe dúvidas no que defendemos e queremos. Não fazemos alianças ou acordos com quem oprime o povo.

    ResponderExcluir
  2. Lamentável a postura do PSOL diante do Movimento Floripa Te Quero. Foi lá participar da festa pra assinar o compromisso. Dos outros candidatos à Prefeitura ligados a partidos da direita tradicional ou do governo federal já era de se esperar tal atitude. Não é possível governar para os trabalhadores assumindo compromissos com os empresários. Parabéns ao PSTU pela coerência e firmeza de princípios!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Gostou dessa matéria? Deixe seu comentario.

Postagens mais visitadas