8 de março: Dia internacional de luta da mulher

No dia 8 de março de 1857, mulheres de uma fábrica de tecidos foram brutalmente assassinadas em um incêndio durante a construção de uma greve em defesa da melhoria das condições de trabalho. Este dia marcou a história do movimento de mulheres se transformando no dia internacional de luta a partir da aprovação na conferência da Dinamarca em 1910, mas foi reconhecido pela ONU apenas em 1975.

Mais de 150 anos depois o dia 8 de março é pouco lembrado pelo seu caráter de luta, se transformando cada vez mais em um dia de festa e de incentivo ao consumo, onde se vende a ideia de que os problemas e desigualdades enfrentadas pelas mulheres ficaram no passado. Mas não é bem assim.

Hoje as mulheres ainda ganham cerca de 30% menos que os homens para exercer a mesma função, os crimes de violência contra a mulher são os que mais crescem nos últimos 10 anos, a cada dia a naturalização do machismo se torna maior, como na última propaganda da Venish que ridiculariza os direitos das mulheres.

Ato na Esquina Democrática 08 de março de 2013

Para tentar resgatar a história deste dia de luta ocorreu em Florianópolis um ato na esquina democrática em defesa da luta contra a violência à mulher. O ato foi construído em conjunto com sindicatos da cidade- SEEB, SINERGIA, SINDPREVS, SINTE reg Florianópolis- a Central Sindical e Popular- CSP Conlutas,  o Movimento Mulheres em Luta - MML e a Assembleia Nacional de Estudantes Livre – ANEL.

A manifestação reuniu mulheres e homens com reivindicações como o fim do machismo, a legalização do aborto, a igualdade salarial e o fim da perda de direitos causado pelos ataques às leis trabalhistas como o ACE, a ampliação das creches públicas, e a aplicação e ampliação da lei Maria da Penha. 



Veja também:
A violência contra a mulher é a face mais brutal do machismo e do capitalismo

Proposta de reforma do Código Penal é um ataque aos direitos das mulheres

Mulheres trabalhadoras na luta contra a retirada de direitos

Comentários

Postagens mais visitadas