Todo apoio as manifestações contra aumento da tarifa em São Paulo


No dia 6 de junho aconteceu uma manifestação em São Paulo em protesto contra o aumento do já abusivo preço da tarifa do transporte público. A Tropa de Choque da Polícia Militar, a mando da prefeitura de Haddad (ex ministro educação de Dilma), reprimiu com brutalidade os manifestantes. O protesto reuniu cerca de 4 mil pessoas que saíram do Teatro Municipal no final da tarde e percorreram em passeata o centro da capital, parando algumas das principais avenidas, como a Av. 23 de Maio e a 9 de Julho.
A maioria dos manifestantes eram jovens e estudantes, mas também havia trabalhadores como metroviários. O protesto foi desde o início perseguido pela PM, que reprimia ao longo do trajeto com bombas de gás e spray de pimenta. Alguns manifestantes tentaram improvisar bloqueios entre a manifestação e a PM com lixo e entulho, o que foi divulgado como "ato de vandalismo" pela imprensa.

Revogar os aumentos das tarifas
 Na capital paulista, o aumento da tarifa do metrô, do trem metropolitano e do ônibus foi anunciado em abril pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) em conjunto com o prefeito Fernando Haddad (PT). A tarifa passou de R$ 3 para R$ 3,20 no último dia 2 de junho, o que representa reajuste de quase 7%. Apesar da brutal repressão da Polícia Militar nesse dia 6, novos protestos contra a tarifa já estão programados.

O exemplo de Porto Alegre
Poucos meses atrás os brasileiros acompanharam a luta dos trabalhadores e jovens de Porto Alegre - RS também contra o aumento da tarifa do transporte público. Enfrentaram o poder municipal, a polícia e a grande mídia que faziam de tudo para acabar com o movimento e proteger os lucros das empresas privadas que exploram o transporte público. Mas os jovens e trabalhadores conseguiram derrotar o aumento com milhares de pessoas na rua lutando pelos interesses da maioria da população.

Transporte é público, mas lucro é privado: Florianópolis
Em Floripa não é diferente. Os trabalhadores dependem do transporte público para trabalhar e os estudantes para estudar, é condição básica para a locomoção na cidade. Mas as empresas privadas que prestam o serviço só pensam nos seus lucros e por isso colocam poucos ônibus pra circular, muitas vezes lotados e a tarifa é uma das mais caras do Brasil. E os trabalhadores dos transportes sofrem com péssimas condições de trabalho e o perigo constante de assaltos. A única maneira de pôr o transporte público a serviço da maioria da população é fazendo dele um verdadeiro serviço público, é retomando as concessões pra prefeitura e criando uma empresa pública de transporte.



Veja Também:


 Tropa de Choque reprime ato contra aumento da tarifa em São Paulo
Porto Alegre: A juventude nas ruas consegue a revogação do aumento da passagem!  
Transporte Público: qual a saída?

Comentários

Postar um comentário

Gostou dessa matéria? Deixe seu comentario.

Postagens mais visitadas