Basta de violência contra as mulheres!





Em 2012, o país teve mais de 50 mil casos de violência sexual contra mulheres. Santa Catarina não fica atrás, os números são alarmantes. Segundo o Sétimo Anuário de Segurança Pública, que analisa dados do Ministério da Justiça do ano de 2012 estamos entre os três estados com maiores índices de estupro do país, com uma taxa de 45,8 casos para cada 100 mil habitantes. Em Santa Catarina, segundo o relatório, em 2012 foram cometidos 2.925 estupros só em 2012. As maiores ocorrências estão concentradas na Grande Florianópolis, aonde foram 118 casos, a maioria deles, 94 casos, foram cometidos contra crianças ou adolescentes.

Nesse contexto, está em discussão no Congresso Nacional a “Bolsa Estupro”. Este projeto prevê que a mulher estuprada abriria mão do seu direito legal de interromper a gravidez resultante do ato de violência a que foi submetida. O estuprador teria o nome na certidão de nascimento, como pai da criança, e a mulher receberiam uma bolsa por isso. Um verdadeiro absurdo!

Nas manifestações de Junho, milhares de mulheres levantaram cartazes contra esse projeto, que além de não resolver o problema da violência sexual, retrocede na luta pela legalização do aborto no Brasil. As mulheres trabalhadoras, pobres e negras, são  as que estão mais sujeitas a esse tipo de violência, pois são quem andam por ruas mal iluminadas, freqüentam os transportes públicos, local aonde ocorrem muitos casos de assédio sexual e estupro, e quem possui menos amparo social e jurídico para enfrentar essa realidade. Também são as mulheres mais pobres e negras que morrem por abortos clandestinos.

Por todos esses motivos, o Movimento de Mulheres em Luta surgiu em abril de 2008, e hoje, depois de realizar o seu I Encontro Nacional que contou com a presença de 70 mulheres de Santa Catarina, realiza sua primeira atividade em Florianópolis.

A Atividade acontecerá no saguão do CFH, no dia 25 de novembro às 18h  e contará com intervenções artísticas, uma roda de conversa sobre a violência doméstica e um oficina de Abayomi ( boneca de origem africana feita com retalhos e nós)



Blog do MML nacional

Fone de contato 48 99050139 Luana


Comentários

Postagens mais visitadas