PSTU apoia a luta contra a privatização do HU

Hoje, 30 de setembro,  a comunidade universitária mostrou mais uma vez sua insatisfação com a possibilidade eminente de privatização do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina. A aprovação da EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), empresa que torna os hospitais públicos das universidades em hospitais privados, cobrando exames e consultas, era pauta do Conselho Universitário de hoje. Após a comunidade universitária convocar um ato em defesa do HU público, a pauta acabou sendo adiada para o dia 07 de outubro.

O ato aconteceu na reitoria da universidade no mesmo momento em que o Conselho se reunia. Estudantes, professores e técnicos administrativos, além da comunidade atendida pelo hospital, deixaram bem claro que na UFSC a comunidade irá barrar a aprovação desse projeto do governo Dilma que privatiza a saúde. 

Apesar de ter sido eleita com um discurso a esquerda, Roselane Neckel, reitora da UFSC, mostra cada a cada dia que está na universidade para defender os interesses do governo federal e não da comunidade universitária. Além de não cumprir a pauta democrática de debates sobre o tema e de não abrir o conselho universitário em uma votação tão significativa, defende a mesma política que o governo, de privatização do hospital com a precarização do atendimento e das condições de trabalho dos técnicos da universidades lotados no HU.

Um outro ato foi marcado para o dia 07 e nesse meio tempo o movimento estudantil e sindical irá encaminhar uma série de atividades de luta contra a EBSERH. Fique atento e particpe!

Veja a nota que o PSTU lançou hoje:

Atualmente existe uma grande ofensiva do governo federal e das reitorias das universidades federais para realizar a privatização dos HUs. A EBSERH  foi criada para gerir os HUs e nega o princípio constitucional da gratuidade dos serviços de saúde, abrindo espaço para a “venda” deles. Inclusive ataca o papel de Hospital-Escola dos HUs e aumenta a quantidade de trabalhadores terceirizados e temporários, precarizando as condições de trabalho e atendimento.

O mesmo faz o governo Colombo aqui no estado ao entregar Hospitais Públicos para as OS (Organizações Sociais), um nome bonito para as empresas privadas que controlam esses Hospitais e os colocam a serviço do lucro e não da vida das pessoas.
Nós do PSTU declaramos nosso total apoio à luta contra a privatização do HU e da saúde pública. Defendemos um SUS 100% público e estatal, de qualidade e controlado democraticamente pelos trabalhadores e pelos movimentos sociais. Defendemos a aplicação imediata de 10% do PIB na saúde pública e a revogação de todas as suas privatizações. Propomos a estatização da saúde privada e a valorização dos profissionais de saúde.

O PSTU participa das eleições para fortalecer as lutas da classe trabalhadora e da juventude. Nosso partido é diferente. Não aparece só nas eleições e está sempre nas lutas. Voto que vai fortalecer mudanças de verdade será no partido e nos candidatos que serão um ponto de apoio para as lutas da nossa classe.

                                Chega de Privatizações! Fortaleça essa Luta! Lute e Vote 16!


Ato em frente a sala dos Conselhos, na UFSC

Gilmar Salgado, candidato ao governo do estado pelo PSTU, participa do ato

Vitor Xuxa, da juventude do PSTU 

Depois do ato, assembleia para ver os próximos passos do movimento



Comentários

Postagens mais visitadas