Campus da UFSC começa a ser cercado essa semana causando surpresa a comunidade universitaria
Por Vitor Xuxa, militante do PSTU e estudante de história
Portões estão sendo instalados nos acessos principais do campus |
No dia 24 de julho a reitoria da
Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC começou o processo de cercamento
do campus do bairro da Trindade. Foram instalados portões nas três entradas do
campus, que serão utilizados para
impedir inicialmente a circulação de veículos das 23h às 6h. Sem um debate ou
consulta prévia a comunidade universitária, a reitoria argumenta que a medida é
para garantir a segurança na universidade. O Diretório Central dos Estudantes
– DCE faz pouco caso da situação, pois até o momento nada fez.
O debate sobre segurança tem sido central na UFSC no último ano, pois os casos de violência aumentaram nesse período e/ou são mais noticiados. A realidade é que a violência na sociedade tem aumentado também, com o aprofundamento de desigualdades sociais e do pouco investimento em áreas como educação, saúde e trabalho. A universidade não é uma bolha e não ficará imune a esta realidade, ao contrário, os casos no interior da UFSC são um reflexo da situação de desigualdades na sociedade.
Desde o início de sua gestão, a reitora Roselane Neckel tem demonstrado ser a favor do cercamento do campus, com instalação de câmeras de monitoramento e aumento da guarda universitária terceirizada, assim como tem autorizado a presença da Polícia Militar na universidade. Até o momento não realizou nenhum debate sobre segurança ou alguma medida efetiva que tranquilizasse a comunidade universitária. No primeiro semestre de 2013, um abaixo-assinado organizado pelo Coletivo Feminista Somos Pagu coletou mais de 2.000 assinaturas pedindo o aumento da iluminação na UFSC. A reitora tomou conhecimento do pedido e chegou a assinar a campanha, mas até agora nada foi solucionado. Vamos começar novamente o semestre com muita insegurança no campus, principalmente à noite.
No entanto, o que mais surpreendeu foi à medida autoritária de instalar portões nas entradas e cercar parte do campus. Na campanha da eleição para a reitoria, um dos princípios da atual gestão era o dialogo, porém não é isso que vem ocorrendo. Em entrevista ao Diário Catarinense, a reitora Roselane afirmou que “não iniciaria o processo de cercamento e controle de acesso sem a consulta da comunidade interna”. Oras, se a instalação do portão já foi feita, representa o inicio do processo de cercamento, então a afirmação da reitora não tem validade e só confunde o conjunto da comunidade universitária.
Essa confusão se soma ao fato dos portões serem instalados no recesso de meio de ano. Um momento que a grande maioria dos estudantes não circula pela universidade e muitos estão em outras cidades. O papel do DCE deveria ser de articulador e organizador dos estudantes, para que questionassem essa medida. Contudo, a única atitude da gestão foi uma entrevista ao Diário Catarinense. Entendemos que estamos nas férias, mas faltam duas semanas para começar as aulas e nenhuma reunião entre os Centros Acadêmicos – CA’s presentes ou uma nota se posicionando sobre o assunto foi realizada.
Nós da Juventude do PSTU nos
posicionamos contrários ao cercamento da universidade e o autoritarismo da reitoria instalando os
portões sem nenhum debate prévio. Acreditamos que é necessário um debate com a
comunidade universitária antes de qualquer medida da reitoria. Defendemos que a
reitoria invista sim na segurança do campus, aumentando a iluminação e abertura
de concurso público para guarda universitária e desmilitarizada, e, sobretudo,
sem portões e/ou cercas que impeçam a circulação da população. Uma universidade
com função de solucionar os problemas da sociedade não pode se fechar para a
mesma, ao contrário, deve responder as demandas sociais.
Essa reitoria da ufsc, vou te contar, tão mais autoritários que o Stalin, e talvez mais autoritários ainda que o cara que vai excluir esse meu comentário, impedindo assim a minha liberdade de expressão.
ResponderExcluirColega, teu comentário não será excluído. Fique tranquilo. Inclusive, comente mais, argumente sobre a tua avaliação do texto, da posição do PSTU e a posição da reitoria da UFSC. Grande abraço.
ExcluirSugiro a edição de um artigo nos quais sejam expostos os motivos que fazem o PSTU ser contrário ao cercamento.
ResponderExcluirSugestão aceita, veremos a possibilidade de nos próximo período, no decorrer dos debates, podermos editar um artigo mais abrangente sobre o tema da segurança do campus. Abraços.
ExcluirUniversidade Aberta, livre e para a sociedade. Cercar o Campus é u retrocesso. Uma luta Justa e digna.
ResponderExcluirMuitos acontecimentos vem ocorrendo na UFSC e de forma arbitrária. É importante que o PSTU possa contribuir no debate com artigos importantes e esclarecedores acerca da vida universitária. Observo que o PSTU tem em seus quadros pessoas politizadas e que podem contribuir para uma Universidade mais democrática!
ResponderExcluir