O Desmonte e Privatização da Casan e da Comcap


A Casan e a Comcap poderiam cumprir um papel determinante na preservação do meio ambiente. Não conseguem fazer isso porque vêm sofrendo com políticas de desmonte e de privatização.

O governo estadual já municipalizou grande parte dos serviços da Casan no estado. Como exemplo, temos as cidades de Itapema e de Joinville que passaram por um processo de municipalização sem que o serviço tenha melhorado ou o meio ambiente tenha sido melhor preservado. Em Florianópolis ainda é a Casan a empresa de saneamento, mas o serviço de manutenção e fiscalização da rede já é todo terceirizado, e a empresa vive sob constante ameaça de privatização, com as ameaças de César Jr de romper o contrato com a empresa.

A Comcap está sendo inviabilizada pela prefeitura, tudo também para facilitar a sua privatização. O ataque à Comcap é amplo e a resistência dos trabalhadores vem conseguindo preservá-la como uma empresa pública. A prefeitura de César Jr vive dando o calote no repasse do INSS e FGTS recolhidos dos trabalhadores e continua com os cortes de verbas e a falta de investimentos na empresa e em melhores condições de trabalho para seus trabalhadores. Não por acaso a empresa acumula dívidas milionárias e os acidentes de trabalho são freqüentes na empresa.

Atualmente o transporte do lixo é feito até seu destino final de maneira terceirizada e também o aterro sanitário que se localiza em Biguaçu é de propriedade de uma empresa privada, o que custa milhões para a prefeitura. Ao mesmo tempo não se avança na expansão do papel do Comcap na região metropolitana e nem na reciclagem e compostagem do lixo.

Os ataques à Comcap não são novidades. No final da década de 90 a prefeitura de Ângela Amin chegou a terceirizar o serviço de coleta de lixo no sul da ilha. O resultado foi que o serviço piorou, ficou mais caro e os trabalhadores trabalhavam sob condições muito precárias (até de chinelo foi flagrado funcionário trabalhando na coleta de lixo). O resultado foi que a população da região se mobilizou, junto dos trabalhadores da empresa e da Prefeitura, e o serviço voltou para a empresa municipal.

Para os empresários e os políticos é um bom negócio a privatização e a terceirização dos serviços de saneamento prestados pela Casan e a Comcap, pois os primeiros podem lucrar com os serviços e os últimos conseguem fontes de financiamento para suas campanhas eleitorais. Já a população que depende do serviço e o meio ambiente saem perdendo com tarifas que acabam subindo muito e com o serviço só chegando nas regiões da cidade onde o lucro para os empresários é garantido.


Confira a íntegra do nosso programa acessando os tópicos que você ainda não leu. Basta clicar no título.



Florianópolis: Duas Realidades Opostas

A Prefeitura de César Jr e a Câmara de Vereadores são os Principais Responsáveis pela Atual Situação da Cidade

O Desmonte e Privatização da Casan e da Comcap

Não Podemos Estar Juntos Daqueles Sempre Governaram para os Ricos e Poderosos

Enquanto Fazem Promessas Preparam Novos Ataques no Congresso Nacional

Um Debate Importante: por que Dilma caiu? O que representa o governo Temer?



Comentários

Postagens mais visitadas