Repúdio ao assassinato de criança negra pela PM de Santa Catarina

 


Repúdio ao assassinato de criança negra pela PM de Santa Catarina

Por: PSTU Florianópolis

 

            Na noite do dia 12 de novembro (quinta-feira), a PM de Santa Catarina matou a tiros uma criança de apenas 12 anos no Morro da Costeira, em Florianópolis.

            Segundo a PM, a criança estava armada e foi morta em confronto com os policiais. Porém, segundo moradores a criança não estava armada e, como informou a própria imprensa, também não tinha passagens pela polícia.

            A morte dessa criança gerou grande indignação nos moradores que realizaram um protesto contra a violência policial na sexta-feira (13/11) bloqueando um trecho da SC 401 na Costeira do Pirajubaé e foram duramente reprimidos pela PM.

 

Entre a pandemia e a violência policial

            Em meio à pandemia do novo coronavírus, o Estado burguês segue reprimindo e violentando a população negra e pobre da cidade, através da Polícia Militar. Em abril, os irmãos Leonardo (18 anos) e Marlon (15) foram assassinados no Morro da Perla, em Florianópolis. Em maio, Jonatan do Nascimento, de apenas 24 anos, foi morto a tiros pela PM, no Morro do Mocotó.

            Como disse Gabriela Santetti, candidata à prefeitura de Florianópolis pelo PSTU, no dia seguinte ao assassinato na Costeira: enquanto o Estado e a grande mídia protegem Gean Loureiro (DEM-SC) acusado de estupro dentro da Secretaria de Turismo, e absolve o empresário André de Camargo Aranha contra todas as provas de que estuprou a jovem Mariana Ferrer, esse mesmo Estado julga e executa friamente mais uma criança pobre e negra em nossa cidade.

            Nós do PSTU Florianópolis prestamos nossa solidariedade à família e aos amigos da criança assassinada. E exigimos punição a todos os responsáveis por mais este assassinato de filhos do povo trabalhador, negro e pobre de nossa cidade.

            Por isso, seguimos exigindo a desmilitarização da Polícia Militar e a descriminalização das drogas, principal justificativa para violentar e assassinar a juventude negra e pobre deste país. E exigimos o Fora Daniela Reihner do governo de SC e Fora Bolsonaro e Mourão, já!

 

           

 

Comentários

Postagens mais visitadas