Coluna do PSTU - 04/11
Ataque às estatais
De acordo com o jornalista Moacir Pereira, “É possível que neste fim de ano Colombo envie proposta de compactação de empresas, promessa que vem desde o inicio do primeiro mandato. A principal dúvida é sobre o futuro da Epagri e Cidasc”. Tá aí: quando falam em “azeitar melhor a máquina, reduzir burocracia, aprimorar a gestão” não cogitam acabar com as famigeradas Secretarias Regionais, mais sim destruir importantes empresas estatais catarinenses, que contam com um corpo técnico altamente especializado e são um patrimônio do povo catarinense.
Estaleiro em São Francisco do Sul
Todos os jornais locais comemoram a noticia de que poderá ser instalado um estaleiro em São Francisco do Sul. Trata-se de um investimento projetado de R$ 650 milhões e que afirmam que pode gerar 2500 empregos. Aparentemente essa seria uma boa notícia, mas infelizmente não é. Esse investimento busca se aproveitar das facilidades geográficas de nosso litoral para instalar um grande empreendimento em uma das áreas de maior riqueza ecológica do estado, a Baía de Babitonga. Se for permitido esse tipo de construção em uma área que deveria ser de preservação, corremos o sério risco de virar uma região super poluída. A cidade de Cubatão-SP, conhecida em todo mundo como sinônimo de poluição também já foi área de manguezais e de grande biodiversidade.
Eike Batista
Quando se fala em construção de estaleiro, é impossível não lembrar toda a polêmica sobre as pretensões do então bilionário Eike Batista de instalar um mega empreendimento em plena baía norte da ilha de Santa Catarina. Naquela época, assim como hoje, os contrários a esse crime ambiental foram duramente atacados pela burguesia local. Fica no ar a pergunta: se essa obra tivesse sido iniciada, quem arcaria com os danos ambientais hoje, após a "falência" de Eike? Provavelmente a obra estaria abandonada e inacabada.
Moeda Verde
Falando em crimes ambientais, essa semana foram arquivados os processos da Operação Moeda Verde. Depois da investigação da Polícia Federal, o Ministério Público nunca deu andamento para que os culpados fossem julgados e punidos. Hoje, 07 anos depois, vários crimes prescreveram, inclusive os de que Dário Berger, atual senador, foi acusado. Assim vai acabando em pizza a grande operação realizada pela PF que comprovou que políticos, advogados, servidores públicos e empresários cometeram crimes para permitir licenças ambientais ilegais a empresas que construíram em áreas de preservação ambiental. Se na época houvesse tido julgamento dos indiciados pela polícia, será que Dário Berguer ainda seria eleito senador em 2014?
Vitória
Parabéns aos combativos companheiros e companheiras do transporte coletivo de nossa região. Novamente sua capacidade de mobilização impediu que a patronal fizesse um novo ataque à categoria. Dessa vez pretendiam aumentar o tempo de intervalo de cerca de 1.500 trabalhadores (80% da categoria), que passaria de 1h para 1h20min ou uma 1h30min.
Anistia
O juiz espanhol Baltasar Garzón, que se tornou mundialmente conhecido por ter decretado a prisão do ditador do chileno, Augusto Pinochet, esteve em Florianópolis participando do Congresso Internacional de Direitos Humanos. Em entrevista concedida ao DC, o juiz condenou veementemente a Lei da Anistia. “Uma lei de anistia não pode favorecer aqueles que cometeram crimes contra a humanidade. Nesse sentido, creio que uma lei pode ser considerada boa quando dirigida àquelas pessoas que foram vítimas da repressão e sofreram cárcere por delitos de opinião, os chamados ‘crimes políticos’. Não há nenhum sentido quando ela trata de proteger os próprios criadores da lei” declarou, chegando mesmo a afirmar que sem a revisão dessa lei que protege os ditadores e torturadores a “democracia não se consolidará”.
Saudades da ditadura
Foi impressionantemente desproporcional a cobertura dada pela grande impressa aos minúsculos atos da extrema direita realizados no sábado passado. O Diário Catarinense não só publicou uma grande matéria sobre o ato ocorrido em São Paulo, como ainda fez uma matéria “de capa” sobre os que ocorreram aqui no estado que reuniram apenas “gatos pingados”. A coisa foi tão vexatória que choveram piadas de todos os tipos nas redes sociais. Uma das críticas da internet dizia “Pedir ditadura na democracia é fácil, quero ver fazer o contrário”.
PÉROLA DA SEMANA “Se você acha que democracia é isso que temos aqui, então sou a favor da volta do militarismo” — disse o investigador de polícia, Sergio Salgi. Ele participou do protesto que a direita reacionária realizou no sábado passado em SP e carregava uma faixa com os dizeres "SOS Forças Armadas".
Comentários
Postar um comentário
Gostou dessa matéria? Deixe seu comentario.