Coluna nº4 - Consciência negra, ave de rapina e mais. Veja alguns temas importantes da semana.




Sílvio Santos: Racismo na TV
Apesar do mito que no Brasil todos somos iguais e que não há racismo, todos os negros e negras sentem na pele o racismo cotidiano. A população negra é a que mais sofre com a violência, com a dificuldade de acesso aos serviços públicos, como saúde e educação, que está nos piores postos de trabalho. Além disso, sua cultura, sua religião e até sua estética são atacadas o tempo todo. Semana passada o apresentador Sílvio Santos chocou ao falar com uma menina negra no palco, dizendo a ela que não poderia ser atriz ou cantora com "aquele cabelo". É só a ponta do iceberg do que os negros e negras sofrem todos os dias.

20 de novembro - Dia da Consciência Negra
Dia 20 de novembro sequer é respeitado como deveria, apesar da luta do movimento negro. Dilma e Lula se negaram a transformar a data em feriado nacional. As Prefeituras e Câmaras de Vereadores de Santa Catarina vem fazendo o mesmo. Em Florianópolis e Joinville chegou a ser debatido o estabelecimento do feriado municipal em 20 de novembro, mas com a pressão dos empresários nos foi negada esta conquista.Essa semana o PSTU Florianópolis estará lançando textos e convites relacionados ao dia da Consciência Negra, acompanhe!!

A Imprensa e o poder
Essa semana finalmente veio a tona o esquema de corrupção envolvendo a prefeitura e a câmara de vereadores de Florianópolis. O povo já sabia há muito tempo que a corrupção estava acontecendo, mas os políticos sempre acabam protegidos pelos poderes e pela imprensa. Desde o primeiro momento, a imprensa catarinense tentou minimizar os estragos das denúncias e prisões, mais preocupada em amenizar os escândalos que divulgar notícias confiáveis. A operação "ave de rapina" ganhou imediatamente repercussão nacional e foi até engraçado ver a diferença: enquanto o site da UOL tinha machete de capa “PF prende presidente da câmera de Florianópolis” o Diário Catarinense tinha a morna manchete “Operação da PF prende em SC e RS suspeitos de crimes contra a administração pública de Florianópolis”. Esse é o papelão da imprensa catarinense, que mais esconde do que noticia. 

A Imprensa e o poder II
Não tendo mais como esconder o caso, que tomou uma enorme dimensão, a RBS mudou a tática e resolveu dar ampla cobertura a operação, inclusive no Jornal do Almoço. No dia seguinte, pra compensar, a cobertura foi direcionada para uma entrevista com o prefeito César Souza Jr., dando um super espaço para ele poder apresentar na maior cara lavada sua versão como inocente e até mesmo vítima do escândalo. É muita cara de pau!

A Imprensa e o poder III
Ainda fazendo o papel de proteger os governantes, a imprensa não deu nenhum destaque para o fato de que as enormes quantidades de dinheiro desviado foram parar não só dentro do bolso dos autores do crime, mas também serviram para financiar as campanhas eleitorais do PSD, partido do governador Colombo. 

Três em um
Para finalizar o assunto "Operação Ave de Rapina", é importante lembrar que a essa revelou não um, mas três casos de corrupção. Um envolvendo a Fundação Cultural Franklin Cascaes, outro o IPUF e finalmente na própria câmera municipal, liderada pelo vereador do mesmo partido do prefeito. Mas é claro que esse, como sempre, não sabia de nada. 

Estupros
Os dados de estupro no Brasil são estarrecedores: em 2013 foram mais de 50 mil casos registrados. Os casos reais devem chegar a pelo menos 143 mil, pois apenas 35% das vítimas costumam relatar o crime nas delegacias. Nessa triste realidade, nosso estado se destaca negativamente, sendo o quinto colocado entre os estados tem maiores índices de estupro. Ficamos a frente de todos os estados mais importantes do país, perdendo apena para Roraima, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Amapá. Até quando as mulheres terão que passar por isso?

Greve na Comcap
Os trabalhadores da Comcap entraram em greve na última quinta feira. A greve foi necessária frente a intransigência da empresa, que gerou um impasse nas negociações do acordo coletivo. A greve conseguiu dobrar a empresa, arrancando algumas melhorias para os trabalhadores, que voltaram ao trabalho já na sexta-feira. Parabéns aos combativos companheiros da limpeza pública por mais essa vitória!

Mais corrupção
Incrível, mas um político do nosso estado foi condenado por irregularidades na administração pública. Apesar de sabermos que rola muita corrupção, condenação pelos crimes é algo muito raro. Marco Tebaldi (PSDB), deputado federal e ex-vice-prefeito de Joinville, foi condenado a 3 anos e meses de cadeia, mas apesar disso, não ficará lá nem um dia. Ele não cumprirá a pena porque seu processo demorou 8 anos para ser julgado e prescreveu. Uma vergonha! E ainda mais imoral em um país onde 40% dos presos estão na cadeia sem ter sido julgados, aguardando. São cerca de 215 mil pessoas, a grande maioria pobres e negros. Marcos Tebaldi não terá que sequer devolver o dinheiro que comprovadamente desviou dos cofres públicos, cerca de 100 mil reais. 

Perola da semana:
“É como se não tivesse existido a ação. O deputado é ficha limpa”Comemorou o advogado Carlos Adauto Virmond Vieira, que fez a defesa de Tebaldi. Apesar da condenação, ele será empossado com deputado federal “nos representando” em Brasília, recebendo um enorme salário e várias mordomias.



Comentários

Postagens mais visitadas