Coluna nº5 - Violência contra mulher, mobilidade urbana e garapuvus - Veja alguns temas da semana



Violência contra a mulher
Jéssica Maiara Meireles Garcia, 17 anos, é o nome da jovem desaparecida em São José encontrada morta na semana passada. Estudante da escola estadual CMAJOBA, era filha de metalúrgico. O principal suspeito pelo crime é um tio, que confessou ter tentado abusar sexualmente de Jéssica. Infelizmente esse crime terrível não foi um caso isolado. A cada 4 horas uma mulher é assassinada em Santa Catarina e 67% dos casos de estupro na Grande Florianópolis são contra crianças e adolescentes. Muitas vezes os criminosos são os próprios parentes e amigos da vítima.  Jéssica foi mais uma das vítimas do descaso dos governos para combater a violência contra a mulher o machismo. 
Hoje, 25 de novembro, Dia Internacional de Combate a Violência Contra a Mulher, lembramos de Jéssica e de todas as mulheres vítimas de violência em nosso estado, e nos solidarizamos na luta para acabar com esse tipo de violência a qual as mulheres estão expostas todos os dias. 

Florianópolis campeã de mobilidade urbana
Não é piada, ou melhor, não era pra ser. Segundo matéria publicada no Diário Catarinense, Florianópolis é a melhor capital do país para se empreender e desenvolver novos negócios. O problema é que para chegarem a essa conclusão, analisaram vários fatores e Florianópolis ficou em primeiro em um: infraestrutura! Parece piada, mas não é. Na cidade que falta luz e água todo verão, onde os preços dos alugueis só sobem, onde a mobilidade urbana é uma das piores do país, nos destacamos por infraestrutura. Ainda segundo o estudo, Florianópolis teria uma ótima mobilidade urbana porque só 28% dos trabalhadores levam 30 minutos ou mais para chegar ao trabalho. Só rindo mesmo, já que esse cálculo ou é muito errado ou é mentiroso....30 minutos é o tempo que se leva só para esperar o ônibus no terminal, quem dirá pra chegar ao trabalho.

Blindagem
A tentativa da imprensa de blindar o prefeito César Souza Jr. e o PSD contra as denúncias levantadas pela operação “Ave de Rapina” continua a todo o vapor.  O “jornal do almoço” da quinta feira passada (20/11) fez uma verdadeira defesa do seu não envolvimento. A blindagem da imprensa local é cada vez mais importante, uma vez que as provas estão apontando cada vez mais na direção do prefeito e seu partido. 

Patrocinadores
Não é novidade que as empresas que mais financiam as campanhas políticas de Colombo e César Souza Jr. têm privilégios. A Friboi é uma das piores empresas para se trabalhar, não cumprindo nem a legislação trabalhista e sugando os operários ao máximo.  Outra empresa chama a atenção: Arcelor Mittal. A gigantesca multinacional do aço instalou há alguns anos atrás suas unidade em São Francisco do Sul,  bem perto do porto estatal que utiliza para exportar. Que cômodo, não?

Amianto
Mais uma vez a ALESC adiou a votação do projeto de lei (PL) 179/2008, que prevê o banimento do uso de produtos que contenham fibra de amianto. O projeto está tramitando desde 2008. O uso do amianto é proibido em pelo menos 52 países e em vários estados do Brasil, por se tratar de um produto altamente perigoso a saúde do trabalhador. Além disso, é facilmente substituído por outros materiais não-tóxicos. O problema da ALESC são os empresários do setor, que pressionam os políticos financiados por eles para que não aprovem a proibição. Mais um exemplo de quando o lucro está a cima da vida e da saúde do trabalhador. 

“Pra não dizer que não falei das flores”.
Tem chamado atenção a grande quantidade de Garapuvus floridos embelezando as matas e encostas da região do litoral catarinense. A árvore teve o corte proibido em 1992, e agora começa a dar sinais de recuperação das áreas de mata atlântica onde se encontra. Quem não gosta de ver a natureza se recuperar preservada? Lindo! Esperamos que não seja permitido que essas áreas sirvam de canteiro de obra pelas próximas décadas.

PT e Colombo?
Continuam os insistentes boatos de que Colombo vai colocar o PT ou pelo menos um representante do partido em seu secretariado. Será que o PT de Santa Catarina seguirá os passos do PCdoB, apoiando o governo Colombo? 

Pérola da semana
“Em 1964, quando o Brasil se encontrava na beira do abismo, prestes a cair nas mãos do Comunismo, da baderna generalizada, os Srs. se apresentaram e nos devolveram um país democratizado, estável, a salvo de ter se tornado uma Republiqueta de Bananas dominado por Narco Ditadores, ou por oligarquias pseudo-socialistas, como ocorreu em boa parte da América Latina” 

Trecho da “carta aberta às forças armadas” postada na internet pelo procurador da República Davy Lincoln Rocha, do Ministério Público Federal de Joinville, em que exige que os militares com a ajuda dos EUA deem um novo golpe militar. Só agora, depois de um ano e dois meses de sua divulgação, o Conselho Nacional do Ministério Público decretou seu afastamento temporário por 90 dias e abriu um procedimento administrativo disciplinar (PAD) contra o mesmo.

Comentários

Postagens mais visitadas