Coluna n°3 - Mobilidade urbana, falta de água, opressão. Veja alguns temas da semana.




(I)mobilidade Urbana
O transporte coletivo de Florianópolis parece seguir aquele velho ditado de que “nada é tão ruim que não possa ser piorado”. Foi a sim há dez anos atrás, com a criação do sistema integrado de transporte coletivo, que desintegrou mais do que integrou e faz com que passemos horas e horas do dia nos terminais a espera das conexões. A novidade agora é o Consórcio Fênix. Ganhador da licitação para operar praticamente todos os ônibus da cidade, é um aglomerado das empresas Transol, Estrela, Insular, Canasvieiras e Enflotur. Quem achou que vinha mudança por aí, não esperava que fosse para pior: só na primeira semana o consórcio foi multado 25 vezes por irregularidades e todos podem notar que o numero de horários e linhas foram diminuídos.


(I)mobilidade Urbana II
Infelizmente é por isso que nossa região virou destaque negativo nesse quesito, com um dos piores transportes coletivos do país. Enquanto em outros países se discute a importância de energias limpas e necessidade da diminuição de carros, em Florianópolis o numero de ônibus diminui, e a cidade fica cada vez mais congestionada. Enquanto isso, a prefeitura entrega novamente o transporte público na mao de meia dúzia de empresas privadas que já demonstraram não ter competência para atuar e que visam somente lucrar cada vez mais, ao invés oferecer um serviço de qualidade, melhorando a vida de toda a cidade. 

Racismo 
Lutar não é crime, racismo sim. Porém, enquanto ativistas do movimento estudantil e professores da UFSC sofrem processo de criminalização, racistas circulam livremente pelas universidades. É isso que demonstra o caso que circulou pelas redes sociais essa semana, mostrando um professor universitário racista que incitava os alunos. Infelizmente esse não foi um caso isolado, e os estados do sul tem sido campeões desse tipo de crime. Cadeia para os racistas, liberdade de expressão não é liberdade para oprimir. 

 Construções em área de preservação
Finalmente a justiça federal mandou as empresas particulares que construíram em áreas de preservação permanente (APP) da praia de Jurerê retirarem suas edificações. Infelizmente essa medidas só atingem as construções de Jurerê. Enquanto isso em locais como a bela orla de Coqueiros, Itaguaçu e Bom Abrigo, continuam existindo até quadra de tênis e piscinas, de mansões que ocupam costões e avançam até dentro do mar.

A culpa é de São Pedro? 
Se já é inacreditável que a maior cidade do país sofra com a falta de agua, o que dizer então das cidades de nosso estado que não enfrentam nenhum tipo de estiagem? Corremos  sérios riscos de novamente, no verão, sofrermos com a falta da agua nas redes. Em Florianópolis a eterna desculpa é o grande afluxo de turista, mas o que dizer de Joinville, cidade conhecida por sua impressionante quantidade de chuva, onde o presidente da companhia  Águas de Joinville disse - “É preciso chover muito mais nas cabeceiras dos rios Cubatão e Piraí do que tem chovido para não faltar água no verão”.

Muito dinheiro
Impressionam os números milionários dos gastos nas campanhas eleitorais no estado. Somente os deputados federais eleitos gastaram nada menos do que 17 milhões de reais em suas campanhas. Vale salientar que o campeão foi o deputado do PT Décio Lima, que gastou quase o dobro da média dos demais. Vai longe a época em que o PT elegia seus parlamentares com a contribuição de trabalhadores e da própria militância, hoje são financiados pelas grandes empresas e governam em proveito destas.

Machistas não são bem vindos
Julien Blanc, americano conhecido por palestras sobre “pegar mulheres”, foi convidado para vir a Florianópolis no final de novembro. Nas palestras, defende usar violência explicita, racismo, humilhação e outras “táticas” absurdas e criminosas contra mulheres. Inclusive fomenta a cultura do estupro, entre outras coisas, orientando aos homens a nunca aceitarem um não.  Julien foi deportado da Austrália e Reino Unido a agora uma petição online pede para que não seja aceito no Brasil. Não só não deve ser aceito, como deveria estar preso, pois um homem que vive de palestrar sobre como cometer crimes contra as mulheres, não tem outro lugar que não a cadeia. 

Perola da semana

“Estou frustrado até agora” 
Declaração do secretario de Mobilidade Urbana de Florianópolis se referindo as mudanças no sistema de transporte coletivo. Isso de parte de quem deveria ter o controle do sistema demonstra a que ponto só as empresas é que o controlam.  






Comentários

  1. Gente, esta coluna ficou muito boa. A melhor até agora. Meus sinceros parabéns!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Gostou dessa matéria? Deixe seu comentario.

Postagens mais visitadas